arte marcial

Como a arte marcial pode mudar sua vida?

Do tatame para a vida real, às vezes, o melhor a fazer é recuar para compreender a situação e, então, agir com todo o seu potencial.

Quando uma pessoa comenta que é praticante de Arte Marcial, os demais logo assumem que ela deve ser uma pessoa violenta. No mínimo, explosiva. Claro que não é difícil encontrar aqueles indivíduos que buscam as lutas para inflar seus egos e mostrar aos outros o quanto são ameaçadores e dominam as técnicas. Mas será que a prática de arte marcial é isso mesmo? Ou será que devemos utiliza-la para nos ajudar nas relações, nas situações corriqueiras da vida, no equilíbrio da emoção, nas tomadas de decisão?

No Pa-Kua, acreditamos na segunda opção. Acreditamos que praticar Arte Marcial é identificar em nós mesmos as próprias forças e potencial: o cuidado, a energia, a honra. Mas também é identificar nossos limites e falhas: a raiva, a inveja e o orgulho. Isso é autoconhecimento. Não é simples de atingir, mas é possível!

Para que isso aconteça, existe na prática do Pa-Kua o que chamamos de controle do espaço na Arte Marcial. Consiste em se posicionar de modo a poder observar o centro do conflito, para avaliar a situação, para tomar a decisão mais adequada e, então, avançar com toda a energia possível para resolve-la. Existem, pelo menos, oito formas de se realizar isso, cada uma com sua própria caracteristica e força.

LEIA MAIS

>> Mulheres vão à luta (mesmo!)

>> Como o Pa-Kua pode te ajudar a superar o estresse

Transportando este momento do tatame para a vida real, quando não temos um oponente, mas um problema, é fundamental compreender o que realmente está acontecendo antes de agir. E para isso, tome um momento sem agir, sem medo. Então se posicione para que você possa observar o problema. Isso permite que você enxergue o fato de outro ângulo (literalmente). É assim que você terá plenas e melhores condições de decidir o que fazer. E então você deve agir, de modo preciso e eficiente.

Isso é uma das caracteristicas que você pode levar para a vida quando decide praticar uma Arte Marcial. Na hora de agir, é preciso fazê-lo com todo seu potencial e sem dúvidas. Esta é uma das bases de combate do conhecimento Pa-Kua.

About the author: admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.