historia-3

Conheça 4 mulheres guerreiras da história

Elas quase não aparecem nos livros de história; mas veja como foram importantes para a época

Ainda no colégio, enquanto estamos aprendendo História, é difícil encontrar nos livros registros de mulheres guerreiras que marcaram as conquistas pela libertação de seus países. Saiba que elas existiram, foram verdadeiras líderes de exércitos com milhares de soldados e reuniram importantes feitos para a época, ainda que sofressem muita discriminação por serem lutadoras num período em que as mulheres eram completamente submissas.

>>> Qin Shi Huang – O primeiro imperador da China

>>> A única imperatriz interina da China

A seguir, estão apenas 4 delas, mas não pense que elas são únicas. Existem várias outras que poderemos citar futuramente aqui no blog. Confira.

Mulheres guerreiras da história

historia-1

#1 Irmãs Trung

As duas irmãs foram líderes militares vietnamitas no período em que o país estava sob ocupação do Império da China. São consideradas heroínas nacionais depois de montarem um exército com maioria de mulheres para tomar pequenas aldeias das mãos dos chineses e libertar o Vietnã. Apesar dos grandes esforços das Irmãs Trung para proteger seu país (de fato conseguiram durante 2 anos), o exército chinês foi vitorioso. Para evitar a humilhação nas mãos dos inimigos, elas cometeram suicídio.

historia-2

#2 Zenóbia

Governou a Síria montada em um cavalo com armadura completa para derrotar as tropas romanas lideradas pelo imperador Claudio. Depois do feito, que fez com que os inimigos fugissem para a Ásia Menor, conquistou aliados que a fizeram rainha do Egito. Aureliano, sucessor de Claudio, seguiu tentando derrotar Zenóbia. Mas foi após 4 anos de cercos e batalhas que conquistou a capital, na época, Palmira. Depois de ser acorrentada e exibida nas ruas, foi exilada.

historia-5

#3 Fu Hao

Foi uma das esposas do rei Wu Ding, da Dinastia Shang. Também foi uma alta sacerdotisa e general militar que liderou várias campanhas contra os feudos vizinhos com um exército de 13 mil soldados, algo bem incomum na época. É considerada a maior líder militar do seu tempo. Sua tumba foi encontrada intacta em 1976.

historia-4

#4 Joana d’Arc

Uma das mulheres guerreiras mais famosa que o mundo já conheceu. Teve uma participação importante na Guerra dos Cem Anos, quando tentou salvar a França dos ingleses. Apesar de estarem em menor número, os franceses tinham uma arma importante: a força, coragem e determinação de Joana d’Arc. A batalha durou apenas alguns dias e os ingleses recuaram. Após várias vitórias, foi a primeira pessoa da história a comandar um exército com apenas 17 anos. Foi capturada e julgada como herege, portanto, queimada na fogueira.

Fonte: http://www.historiadigital.org/curiosidades/10-mulheres-guerreiras-imbativeis/

About the author: admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.