Entenda a importância do alongamento.

O que são alongamentos estático, dinâmico e passivo?

Antes mesmo de você começar a praticar exercícios regularmente já se sabe: alongar é importante. Ainda assim, são poucas as pessoas que têm conhecimento do por que alongamos antes ou depois das práticas esportivas.

Em termos genéricos, o alongamento é o exercício físico voltado para a flexibilidade corporal. Músculos mais alongados são músculos mais fortes: o motivo? O alongamento promove a quebra das fibras musculares, deixando os músculos maiores e não atrofiados.

Ao mesmo tempo, os músculos são como elásticos que precisam ser frequentemente estendidos para não “arrebentarem” quando forem muito exigidos. E o alongamento promove exatamente essa flexibilização.

Conheça as modalidades do Pa-Kua 

A prática do alongamento muscular melhora potencialmente a movimentação das articulações, diminui dores e aumenta a disposição  – podendo ser feito em intensidades e objetivos diferentes: é uma prática indicada para todas as idades. A importância do alongamento passa também pela melhoria da postura.

Conheça os diferentes tipos de alongamento

Ao entender a importância do alongamento na atividade física, saiba que existem diferentes tipos de alongamento e cada um deles é realizado de uma forma, cumprindo papéis bem específicos na musculatura. Veja abaixo:

Estático

É o tipo de alongamento mais tradicional. Nele, enquanto uma área fica estendida, o restante do corpo permanece parado. A recomendação é que o atleta fique entre 30 e 60 segundos na mesma posição para bons resultados.

Dinâmico

No alongamento dinâmico o atleta faz movimentos de vai e vem, que por sua vez ajudam a trabalhar diferentes estruturas, por meio de estímulos que ajudam os músculos a se soltarem e ficarem menos tensos.

Passivo

Nesse alongamento o atleta recebe a ajuda de outra pessoa ou equipamento, que o auxilia no controle da força aplicada, sempre respeitando os limites do corpo e contribuindo para que as posições sejam anatomicamente confortáveis.

***

No Pa-Kua, os alongamentos são trabalhados em todas as modalidades de formas diferentes e focos específicos. Em todas as aulas, praticamos uma série de movimentos repetitivos, os 24 movimentos iniciais, que estimulam o alongamento e ativam diferentes partes do corpo. Há também modalidades como acrobacia, sintonia e cosmodinâmica, que trabalham exercícios diferentes, direcionados a prática.

About the author: Bruna Covacci

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.