Aula especial de avanços nas Aulas Abertas 2018

Saiba como foram as Aulas Abertas 2018

Mais de 300 pakuanos de diferentes continentes, países e cidades estiveram reunidos nos últimos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro, em Mendonza, na Argentina, para as Aulas Abertas 2018. Durante dois dias de aulas, mestres de todos os cantos ministram classes de modalidades diferentes para todos os praticantes.

Foto final das aulas, com todos os participantes.

Foto final das aulas, com todos os participantes.

Nos primeiros dois dias, o evento é destinado aos praticantes mais graduados. A partir do terceiro grau da faixa preta, os seminários de ascensão de faixas são feitos apenas nas Aulas Abertas – evento que reúne todos os mestres de todos os lugares e os melhoramentos e conteúdos são passados pelos mestres superiores Nicolas Moyano e Fernando Martín Sandri.

Na sexta-feira, os instrutores (faixa cinza) que estavam por lá já puderam participar de seminários nas modalidades de Armas de Corte e Arte Marcial. Eles também foram ministrados pelos mestres superiores.

Fim de semana

O mestre Marco Filho, representante da cidade de Curitiba, foi o primeiro a lecionar uma das aulas. Ao lado do argentino, Mauro Selliez, ensinou técnicas de defesa contra agarres e ataques pelas costas. O americano David Clawson e o argentino Facundo Lamas ensinaram formas de manter a coluna saudável.

No mesmo dia, o brasileiro Sergio Murilo e os argentinos Cristian Rivarola e Luciano Golzman mostraram técnicas de fortalecimento sem aparelhos – os que costumamos trabalhar em acrobacia. Em uma prática mais interna, os mestres Lairton Teles (brasileiro) e Martín Dacunda (argentino), ensinaram como usar a imposição de mãos e a meditação em busca de um propósito.

No domingo, a mestra Fernanda de Sá, do Brasil, e o mestre Ariel Biribin, da Argentina, ministraram uma aula especial com avanços – terminando, inclusive, com técnicas de luta e defesa com bases nos avanços trabalhados. O argentino Marcos Negri e o brasileiro Marcelo Mendonça ministraram uma aula de Sintonia, com foco em dinâmica plástica. Por fim, os mestres superiores Fernando Martín Sandri e Nícolas Moyano ensinaram formas de se usar a faixa como uma arma.

Depois das classes, o evento contou com uma entrega de faixas para os alunos que tinham graduações acima da faixa vermelha para receber. O destaque da entrega foi o mestre Lairton Gadelha Teles, de Fortaleza, que recebeu o seu 7° grau em Pa-Kua.

Festa

Na noite de sábado, um jantar com muita música animou os pakuanos e permitiu que eles confraternizassem. Na programação, DJ e banda. Uma surpresa também: os mestres Milton Lehmkuhl (Portugal), Dario Braida (Mendonza) e Ethan Hedayat (Califórnia) participaram da apresentação da banda, mostrando seus talentos musicais – teve até solo de bateria em Roxxane, do The Police. Foi demais!

A já tradicional e esperada apresentação de Rosário, que mistura Artes Marciais e Acrobacia, teve como tema “Star Wars”. Ao fim, as crianças ganharam máscaras de Stormtroopers e tiraram fotos com os integrantes e seus sabres de luz.

Curitiba

O mestre Bruno Perico, que dá aulas em Curitiba na escola do Centro, está na escola há 11 anos e é aluno do mestre Marco Antonio Filho recebeu o seu 4° grau em Pa-Kua.

O mestre Bruno com os também mestres Sylvana e Marco Antonio

O mestre Bruno com os também mestres Sylvana e Marco Antonio

Já a aluna do mestre Rodrigo Trinkel e instrutora nas escolas do Batel e Juvevê, Bruna Covacci, pegou o seu segundo grau em Arte Marcial na ocasião.

A instrutora com o mestre Rodrigo Trinkel

A instrutora com o mestre Rodrigo Trinkel

Curitiba representada na entrega de faixas:

O mestre Bruno Perico e a Instrutora Bruna Covacci

O mestre Bruno Perico e a Instrutora Bruna Covacci

Próximas aulas!

Você, Pa-Kuano, já pode se programar para participar das próximas edições das Aulas Abertas. Dessa vez, serão no Brasil, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, nos dias 7 e 8 de dezembro.

About the author: Bruna Covacci

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.