Respeito: um dos grandes pilares do Pa-Kua

A convivência nem sempre é fácil e tranquila. Relacionar-se com outras pessoas envolve tantos aspectos que, às vezes, perder o controle é inevitável. Na teoria, respeito é uma coisa muito simples: todos acham lindo e, quando questionados, se dizem respeitosos. No entanto, o que vemos na prática é um pouco diferente: no calor de uma conversa, por exemplo, sobressaem os conflitos de interesses, as emoções e, algumas pessoas, chegam a mostrar seus verdadeiros comportamentos.
Relacionamentos interpessoais saudáveis envolvem, entre outras coisas, respeito. Mas antes de chegarmos ao ponto de respeitar o outro, precisamos nos respeitar. E, para isso, você precisar cuidar de três itens bem importantes para a sua vida: corpo, mente e espirito. A harmonia entre esses três que alimenta o fluxo continuo de autoconhecimento e aprendizagem, tornando o respeito ao próximo em algo tão natural.

Para respeitar, é preciso deixar o orgulho de lado e entender a situação sob a perspectiva do outro. Isso se chama empatia.

Porque na vida, você não vai encontrar outra pessoa que seja completamente perfeita sob seu ponto de vista: com o tempo, independente da intimidade, os defeitos e as divergências irão aparecer e cabe às duas pessoas deixar um pouco de lado suas crenças e verdades para manter a harmonia. Apenas lembre-se que para respeitar o outro, você não precisa abrir mão da sua opinião, mas aprenda a ouvir e aproveite esse espaço que você deverá criar para a tolerância e descubra algo novo, desconstrua preconceitos e, se achar pertinente, permita-se mudar a sua opinião. Para respeitar, é preciso deixar o orgulho de lado e entender a situação sob a perspectiva do outro. Isso se chama empatia. Quando você dá espaço para ela, torna as relações menos conflituosas.

>>> O que o Pa-Kua pode nos ensinar sobre respeito

E o que o Pa-Kua tem a ver com tudo isso? Um dos grandes pilares do nosso ensinamento é o respeito. No tatame, os alunos estão constantemente experimentando situações de tolerância, doação ao próximo, compreensão e paciência.